Livros


Caminhos - Prosa e Verso
Autor(a): Maria Francisca dos Santos Lacerda

Caminhos – prosa e verso” é um livro de contos e crônicas, mesclado de versos. A multiplicidade de tons é marca da autora, tanto no livro anterior “Sal, pimenta e ternura”, só de poemas, como neste que ora apresenta aos leitores. Sua verve analítica, prática e, ao mesmo tempo, sonhadora está presente em todos os textos, sejam prosaicos, sejam poéticos.

As lembranças vão brotando, como em “Tempo para sonhar”, época da militância política juvenil. Nas “Histórias de avô”, ouvidos atentos ao redor de uma fogueira, a infância está presente. Na conversa com os netos observa-se a maturidade.

A autora vê tudo pelas lentes de atenta observadora e registra com cuidadosa leitura os eventos, ora da vida cotidiana, ora das caminhadas matinais. Contos e crônicas tratam com maestria da dificuldade de se fazer ouvir nos dias atuais, de dúvidas, de longevidade, de cidadania, de vidas alheias marcadas pelas dificuldades, como a do músico e do atropelador de crianças. A pobreza, a ganância e a crítica social também estão presentes nos versos e na prosa.

Por fim, fala o livro de vida e de fim de vidas, de retornos e de alegrias.

Com linguagem clara e simples, de fácil leitura tanto para uma degustação, um poema aqui, uma crônica ali, como para ser lido do princípio ao fim.