Clube do Vinho

WINSTON CHURCHILL E O CHAMPAGNE

Winston Leonard Spencer Churchill, mais conhecido como Sr. Winston Churchil, foi um estadista britânico, famoso principalmente por ser o primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial e, segundo alguns, aclamado pelo mundo democrático, como o grande condutor da campanha militar que derrotou Hitler. 

 

Além de estadista, Winston Churchill recebeu o Prêmio Nobel de literatura em 1953, devido aos seis volumes de sua famosa obra "A Segunda Guerra Mundial".  Cunhou diversas frases que se tornaram célebres:

 

A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias.

 

O repórter pergunta ao velho Churchill, aos 80 ou 90 e poucos anos... 
- Churchill, qual o segredo dessa longevidade?

- O esporte, meu caro, o esporte... nunca o pratiquei.

 

Ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeito. Tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos.

 

Churchill era apaixonado por champagne, em particular pelo da casa Pol Roger e o tomava todos os dias. Ele tinha um bom relacionamento com Odette Pol Roger, diretora da famosa casa de Champagne. Em 1944, eles foram apresentados em um almoço na Embaixada Britânica em Paris e, segundo a empresa, Odette foi uma mensageira para a Resistência Francesa durante os anos de ocupação, razão pela qual Churchill estreitou o relacionamento com a Casa Pol Roger.

 

A Pol Roger fabricava especialmente para ele garrafas de 500ml porque, conforme o Primeiro Ministro, “uma garrafa inteira (750ml) é muito para que eu beba sozinho e meia garrafa (375ml) é pouco para valer a pena ouvir a bronca que minha mulher vai me dar porque estou bebendo. 500ml é a quantidade perfeita!”.

 

Quando Churchill faleceu, em 1965, a casa Pol Roger prestou-lhe uma homenagem. Durante 25 anos, colocaram uma tarja preta de luto em todas as garrafas de champagne destinadas ao Reino Unido.

 

No Brasil, o Champagne Pol Roger Cuvée Sir Wiston Churchill Brutt é importado pela Mistral e custa R$ 835,00.

 

Saudações enológicas.

 

Welington Andrade.