Alunos do Colégio Marista Terra Vermelha Brilham na Culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania
Texto de Edilson Pedrini
Na tarde desta Segunda-Feira (09/09/2024) aconteceu, no Colégio Marista Terra Vermelha, a Culminância do TJC. Com a participação de um seleto corpo de jurados, foram premiados quatro trabalhos, dentre os oito apresentados. São eles: “Cores não são erros”, “Palavras que transformam”, “A culpa é toda nossa” e “Quase não é para todos”. Com apresentações teatrais que envolviam interpretação, música e dança, em que foi avaliada a qualidade da apresentação, a criatividade e a pertinência ao tema que escolheram, os alunos da Escola Marista arrasaram em performances emocionantes que encantaram a todos os presentes.
O corpo de jurados incluiu:
- Dr. Fábio Daflon, Capitão de Mar e Guerra e médico reformado, escritor e membro de diversas academias literárias;
- Professora Mestra Elaine da Fonseca Knikkink, especialista em Linguística Aplicada e Comunicação, professora da Faculdade de Direito de Vitória (FDV);
- Edilson Pedrini, ator e produtor cultural, com vasta experiência no teatro e no cinema capixaba;
- Robely de Oliveira Viza, músico multi-instrumentista e pós-graduado em Musicoterapia, presidente da AMUPES;
- Irmão Marista Danilo Ferreira Silva, bacharel em Teologia e História, especialista em Patrimônio e Espiritualidade Marista;
- Irmão Marista Vinícius Pinto Alencar, graduado em Filosofia e pesquisador em Fenomenologia e Existencialismo.
O evento ainda contou com o apoio da Amatra 17, MPT 17, OAB ES, Faculdade de Direito de Vitória (FDV) do TRT-ES e o patrocínio da ArcelorMittal e Vix Logística.
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com o objetivo de promover a conscientização sobre direitos e deveres básicos dos cidadãos, aproximando o Judiciário da sociedade. O público-alvo inclui estudantes do ensino fundamental e médio, especialmente aqueles em preparação para o mercado de trabalho.
Juliana Coutinho, coordenadora de projetos da Prefeitura de Vila Velha, destacou a importância do evento: “Foi tudo muito lindo hoje na culminância do Marista. Revi ex-alunos e vi apresentações belíssimas! Muitos alunos com dotes artísticos que nos emocionaram profundamente.”
O TJC reafirma o compromisso com a justiça, educação e cidadania, inspirando novas gerações a lutarem por seus direitos e a participarem ativamente da construção da democracia.