Notícias

ALUNOS DO PROGRAMA TJC VISITAM A SEDE DO TRT17

ALUNOS DO PROGRAMA TJC VISITAM A SEDE DO TRT17

ALUNOS DE 11 ESCOLAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA TRABALHO, JUSTIÇA E CIDADANIA VISITAM AS INSTALAÇÕES DO TRT17

 

No dia 21 de junho encerrou a etapa do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, na qual os alunos participantes visitaram as instalações das Varas do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região.

Ao todo, nas 11 tardes de visitas, o TRT recebeu cerca de 440 alunos e professores. Eram recebidos por uma equipe de voluntários do TJC, composta pelos desembargadores: Hélio Mário de Arruda, ex-presidente do TRT e Lino Petelinkar, ex-vice-presidente do TRT; juízas: Rosaly Stange Azevedo, coordenadora regional do TJC e Suzane Schulz, coordenadora nacional do programa; servidores: Brunella Amorim Romanha; Edimara, da DIGER e Josué dos Reis; professora da FDV: Gilsilene Passon Francischetto, professora de Direito; acadêmicos da FDV: Eduardo Valandro, Lívia Duarte, Gabriella Paganini, Luiz Henrique, Abraham Mencer e Yasmin Mayerhofer.

Assim que chegavam ao Tribunal eram encaminhados para o auditório principal ou ao auditório da Escola Judicial para receberem informações sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho e acerca dos objetivos da visita.

 

auditório_1.jpg

 

 

brunella_2.jpg

 

 

 

Em seguida, eram divididos em grupos menores para assistirem às audiências reais. Em todas, foram recebidos com muita atenção pelos magistrados, procuradores, advogados e servidores.

 

 

 

roberto_2.jpgmaurício_1.jpg

 

 

 

lucy_2.jpgfausto_1.jpg

 

 

 

juliana_1.jpgtolomei_2.jpg

 

 

 

 

 

O aprendizado foi amplo: presenciaram a dinâmica da audiência, tiveram contato inicial com processos eletrônicos, como no caso da audiência presidida pelo Juiz Roque Calsoni e alguns tiveram a oportunidade de manusear um processo físico antigo em fase de execução, com a Juíza Denise Marsico.

 

 

com_processo.jpgroque_1.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheceram o Centro Judiciário de Solução de Conflitos CEJUSC, ocasião em que presenciaram litigantes reunidos com um mediador, buscando a conciliação.

 

 

cejusc_4.jpg

weliton_cejusc.jpg

 

 


 

 

 

 

 

 

As esquipes do TJC estiveram também no plenário do Tribunal, momento em que se divertiram vestindo as togas dos desembargadores, contemplando a bela vista do prédio: o Convento da Penha, a 3ª Ponte e belas praias de Vitória e Vila Velha. Nos dias de sessão do Tribunal, ouviram importantes palavras de incentivo para continuar os estudos, pelos desembargadores, lições que jamais esquecerão.

 

plenario_2.jpg

 

 

toga_2.jpg

 

 

 Empresas e Entidades Patrocinadoras do Programa TJC: Arcelormittal Brasil; Grupo Águia Branca/Vix Logística; CESAN/Governo do Estado do Espírito Santo.

 

 

entrada_3.jpg

 

 

No final da visita, ganhavam um lanche na sala dos juízes e retornavam no ônibus fretado exclusivamente para o grupo.

 

 

lanche_7.jpg

 

 

 

ônibus_2.jpg

 

 

Sobre o Programa

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma iniciativa de construção de cidadania da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

Por meio do Programa, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário semeiam noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, direito penal, ética e cidadania em escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios.

Resultado da constatação da necessidade de conhecimento pelos cidadãos dos direitos básicos garantidos pela Constituição Federal, assim como dos direitos específicos dos trabalhadores e dos meios de acesso à Justiça, o Programa também busca promover a aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, estabelecendo o diálogo dos magistrados com professores e alunos para assim alcançar o meio social em que vivem.

Através de palestras, cursos, debates, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita, o Programa tem permitido que os magistrados do trabalho se aproximem tanto das crianças e jovens estudantes como dos profissionais de educação, e se torna ainda mais abrangente com a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a simulação de audiências e julgamento, instrumentos de integração positiva que têm trazido ótimos resultados.

OBJETIVOS

  • Conscientização dos direitos e deveres básicos do cidadão;

  • Integração do Judiciário com a sociedade;

  • Promover a qualificação do exercício da cidadania.

PÚBLICO-ALVO

O público-alvo é formado por estudantes do ensino fundamental e médio, em especial aqueles que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho; estudantes dos cursos profissionalizantes, de escolas de jovens e adultos (EJAS) e também por parcerias com entidades da sociedade civil.

 

Vídeos das Visitas:

31/05 - MARISTA DE TERRA VERMELHA

 

 


01/06 - ALGER RIBEIRO BOSSOIS

 


05/06 - ALY DA SILVA

06/06 - DEP. MICKEIL CHEQUER

 

 
12/06 - ELSON JOSÉ

 

 


13/06 - GRACIANO NEVES

 


14/06 - JAIRO DE MATTOS

 

 

15/06 - JOAO CALMON DE MEDEIROS

 


19/06 - OFÉLIA ESCOBAR


20/06 - PAULO CÉSAR VINHA

 


21/06 - PAULO MARES GUIA

 

 

logo-amatra17