Notícias

Curso Multiplicadores TJC 2025 AMATRAXVII é realizado com sucesso

Curso Multiplicadores TJC 2025 AMATRAXVII é realizado com sucesso

Curso Multiplicadores TJC 2025 emociona com reflexões sobre direitos e infância

Na última sexta-feira, 4 de abril de 2025, foi realizado com grande êxito o Curso de Formação de Multiplicadores 2025, promovido pela AMATRA 17, em parceria com o TRT da 17ª Região, o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), a SEMED de Vila Velha, o Colégio Marista Padre Champagnat de Terra Vermelha e a ArcelorMittal.

CURSO 20

O evento, transmitido ao vivo por plataforma on-line, contou com expressiva participação de público durante todo o dia e reuniu profissionais de excelência em torno de temas centrais para a promoção dos direitos humanos no ambiente escolar e na sociedade. A gravação do curso já está disponível no canal do YouTube da AMATRA 17.

A abertura do curso foi marcada por falas inspiradoras de Rosaly Stange Azevedo, integrante da coordenação nacional do programa, pela ANAMATRA, que também falou como diretora social da AMATRA XVII; Fábio Bonisson, juiz auxiliar da presidência; Desembargador aposentado Hélio Mário de Arruda, Coordenador do TJC-ES; Professora Juliana Coutinho, Coordenadora da SEMED de Vila Velha; Professor Rodolfo Bernardino, Vice-Diretor Educacional do Colégio Marista de Terra Vermelha, e da Desembargadora Maria Francisca Lacerda, ex-coordenadora e pioneira do programa TJC.

Todas as falas destacaram a importância do diálogo entre instituições de justiça, educação e sociedade para a construção de um futuro mais justo e igualitário.

A programação de palestras iniciou com a Juíza do Trabalho e Mestra Rosaly Stange, que fez uma apresentação envolvente e potente sobre “O protagonismo juvenil e o trabalho infantil”, propondo uma abordagem crítica e histórica sobre a infância, com propostas de transformação social ancoradas nos direitos das crianças e adolescentes.

SLIDE VENTRE LIVRE

Na sequência, a Advogada e Professora Doutora Aline Simonelli Moreira trouxe uma análise firme e sensível sobre “O assédio moral, sexual e eleitoral”, chamando atenção para as sutilezas da violência institucional e a importância do acolhimento e da escuta no ambiente educacional e profissional.

CURSO 3O Professor Mestre Bruno Costa apresentou uma reflexão moderna e provocativa sobre “Educação e novas tecnologias na sociedade atual”, lançando luz sobre os desafios e possibilidades do uso consciente da tecnologia na formação das novas gerações.

CURSO 5

Em seguida, a Professora e Terapeuta Flávia Vicente Freitas emocionou o público com sua fala acolhedora e transformadora sobre “A comunicação não violenta”, conduzindo os participantes a uma reflexão profunda sobre empatia, escuta ativa e transformação de conflitos.

CURSO 6

CURSO 7

Após o intervalo, a Professora Doutora Gilsilene Passon Picoretti Francischetto trouxe uma contribuição analítica e comprometida com o tema “A não discriminação e os conflitos no ambiente escolar”, evidenciando os impactos das desigualdades nas relações escolares e propondo práticas de inclusão.

O Professor Doutor Carlos Henrique Bezerra Leite, magistrado reconhecido nacional e internacionalmente, fez uma exposição brilhante e provocadora sobre “Direitos Humanos Fundamentais: efetividade e resistências”, chamando atenção para os desafios contemporâneos na concretização dos direitos fundamentais e o papel do Judiciário nesse processo. O professor encerrou sua fala de forma inusitada e marcante: cantando a capela, com impressionante afinação e uma voz potente que surpreendeu a plateia. Escolheu a emblemática canção “Ideologia, eu quero uma pra viver...”, emocionando o público e sintetizando, com arte e sensibilidade, a busca por sentido, justiça e transformação social presente em toda a sua exposição.CURSO 9

 

A Advogada Ingrid Sora trouxe uma abordagem instigante e atual sobre “Os influenciadores digitais mirins”, levantando questionamentos éticos e jurídicos sobre a exposição precoce de crianças nas redes sociais e a mercantilização da infância.

CURSO 10

Encerrando o ciclo de palestras, o Procurador do Trabalho e Professor Doutor Bruno Gomes Borges da Fonseca apresentou uma fala contundente e reflexiva sobre “Desafios do trabalho na atualidade”, abordando temas como precarização e valorização do direito do trabalho.

CURSO 11

O sucesso do curso reforça o compromisso da AMATRA 17 com a formação crítica e cidadã de profissionais do direito, da educação e da sociedade civil. A Associação agradece a todos os participantes, palestrantes, acadêmicos de direito, apoiadores e instituições parceiras pela realização de um evento tão relevante.

logo-amatra17