Encerra a etapa tira-dúvidas do TJC da AMATRA17
“O TJC e a Justiça do Trabalho: conhecimento se conquista com educação”. Com esse lema, o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) encerrou as visitas para tirar as dúvidas dos estudantes das 10 escolas municipais e 1 escola particular (Marista Social de Terra Vermelha), participantes do programa. Nos momentos “tira-dúvidas”, que ocorreram no mês de julho, foram abordados diversos temas debatidos durante o desenvolvimento do projeto nas escolas, como por exemplo: trabalho infantil; aprendizagem profissional; assédio moral e sexual; discriminação e trabalho escravo, dentre outros.
Nessa etapa, juízes, procuradores, professores, advogados e acadêmicos de Direito vão às escolas participantes do TJC para responder aos principais questionamentos dos estudantes, ensinar sobre conscientização, dignidade e respeito no mundo do trabalho, além de mostrar quais os canais de denúncia em situações de trabalho irregular.
A etapa tira-dúvidas teve início nas UMEF´s Aly da Silva e Alger Ribeiro, na manhã do dia 04 de julho, com a presença do Desembargador Lino Petelinkar e os acadêmicos da Faculdade de Direito de Vitória: Luiz Henrique e Gabriela. A equipe foi recebida com muita animação e assistiram um teatro e um rap apresentados pelos alunos, que já se preparam para a culminância do dia 1º de setembro.
Desembargador Lino Petelinkar dando importantes lições sobre direitos e cidadania
Os estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), da UMEF Paulo César Vinha receberam os voluntários do Programa TJC na noite de 04 de julho, demonstrando profunda gratidão pelor todos os momentos inesquecíveis vividos. Uma aluna descreveu a experiência da visita à sede do TRT17 com grande emoção:
"Eu me senti muito bem, voltei a sonhar, como eu nunca nem tinha imaginado ir pra um lugar daquele, só tinha visto pela televisão nem tinha imaginado que ia acontecer; eu não vi fazer diferença com ninguém, trataram todos igual até porque alguns homens foram de chinelo e eu prestei atenção, desde o ônibus… mas eu me senti muito bem e eu já to sonhando em continuar a estudar, quem sabe Deus não me dá outra oportunidade eu senti que tem uma falta muito grande de pessoas pra investir porque as pessoas está desacreditada que existe justiça e é por isso que tá do jeito que tá, as coisas negativa tá tomando conta e a pessoa tá parando de sonhar … e o lanche? Maravilhoso!"
Vídeo com o relato da estudante do EJA
Alunos do EJA da UMEF Paulo César Vinha e a equipe do TJC
No dia 05 de julho foi a vez dos estudantes da UMEF Ofélia Escobar tirarem suas dúvidas com a equipe do TJC, composta pelos acadêmicos: Eduardo Valandro, Luiz HenriqueAguiar e Albimar Júnior, acompanhados da juíza do trabalho e coordenadora do TJC Rosaly Stange e de Juliana Coutinho, coordenadora de projetos de saúde e educação da SEMED/VV.
Equipe do TJC com estudantes da UMEF Ofélia Escobar
O aprendizado proporcionado pelo TJC não é importante apenas aos alunos das escolas participantes, mas também enriquecem, em muito, a formação dos acadêmicos de direito, como relatou Eduardo Valandro:
"Estudar o Direito sem conhecer a sociedade na qual ele está inserido é o mesmo que saber uma receita, mas não conhecer seus ingredientes. Participar de cada uma das fases do programa — em especial o tira-dúvidas — funciona como uma injeção de ânimo, uma confirmação de que escolhi o curso certo, pois, direta ou indiretamente, uma mudança efetiva da realidade social perpassa pelo Direito".
O acadêmico Eduardo Valandro tirando as dúvidas dos estudantes
As UMEF´S Paulo Mares Guia e Ofélia Escobar receberam os voluntários do programa TJC com muito entusiasmo, na tarde do dia 07 de julho. Eduardo Valandro, Rosaly Stange e Juliana Coutinho conseguiram responder a todas as dúvidas dos estudantes.
No dia 10 de julho voi a vez dos estudantes das UMEF´s Juiz Jairo de Mattos Pereira e Graciano Neves receberem a equipe Albimar Jr, acadêmico de direito e a Juíza Suzane Shulz para um bate-papo muito descontraído. Fizeram muitas perguntas, principalmente sobre aprendizagem e formas de ingresso nos institutos federais, de onde o acadêmico Albimar é egresso, todas devidamente respondidas.
Albimar Jr. falando da importância da concentração e foco nos estudos
No dia 11 de julho o tira-dúvidas ocorreu nas UMEF´s Professor Elson José e Deputado Mikeil Chequer, com os voluntários: Rosaly Stange, magistrada, Jaqueline Portugal, secretária da Amatra17 e Juliana Coutinho, da SEMED. Foi uma tarde muito produtiva, com falas sobre aprendizagem profissional e a importância de os alunos seguirem estudando, com a finalidade de contruírem um futuro melhor.
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma iniciativa de construção de cidadania da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Por meio do Programa, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário semeiam noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, direito penal, ética e cidadania em escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios.
Resultado da constatação da necessidade de conhecimento pelos cidadãos dos direitos básicos garantidos pela Constituição Federal, assim como dos direitos específicos dos trabalhadores e dos meios de acesso à Justiça, o Programa também busca promover a aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, estabelecendo o diálogo dos magistrados com professores e alunos para assim alcançar o meio social em que vivem.
O tira-dúvidas da UMEF Senador João Calmon ocorreu no dia 13 de julho, com a equipe: Luiz Henrique e Lívia, acadêmicos; Gilsilene Passon, professora da FDV; Rosaly Stange, juíza do trabalho e coordenadora do TJC; Juliana Coutinho, e Fabrício de Oliveira dos Santos, psicólogo da SEMED/VV.
Equipe do TJC NA UMEF João Calmon com o banner ao fundo, que contém as logos das empresas patrocinadoras e entidades apoiadoras
Através de palestras, cursos, debates, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita, o Programa tem permitido que os magistrados do trabalho se aproximem tanto das crianças e jovens estudantes como dos profissionais de educação, e se torna ainda mais abrangente com a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a simulação de audiências e julgamento, instrumentos de integração positiva que têm trazido ótimos resultados.
A última escola a receber a equipe do TJC para tirar as dúvidas dos estudantes foi o Marista de Terra Vermelha, no dia 31 de julho, com a equipe: Gilsilene Passon, professora da FDV; Rosaly Stange, juíza do trabalho e coordenadora do TJC; Eduardo Valandro, acadêmico de Direito e Jaqueline Portugal, secretária da Amatra17. O Marista de Terra Vermelha tem uma bela e longa história com o TJC e aplica o programa há cinco anos, sempre com muita dedicação, apresentando um belo trabalho.
Equipe do TJC com alunos e professora participantes do programa
As próximas ações ocorrerão nos dias 22 de agosto e 1º de setembro, respectivamente culminância do Marista de Terra Vermelha e culminância geral, nas quais os estudantes apresentam o que aprenderam em todas as ações do programa, através de teatro, dança, poesia, música, audio-visual, com criatividade e animação. Seguem os convites:
Escolas Participantes do Programa TJC: UMEF Deputado Mikeil Chequer; UMEF Elson José de Souza; UMEF Graciano Neves; UMEF Jairo de Mattos Pereira; UMEF João de Medeiros Calmon; UMEF Ofélia Escobar; UMEF Prof. Paulo César Vinha; UMEF Paulo Mares Guia e Marista Social de Terra Vermelha.
Empresas e Entidades Patrocinadoras do Programa TJC: Arcelormittal Brasil; Grupo Águia Branca/Vix Logística; CESAN/Governo do Estado do Espírito Santo.