Notícias

EQUIPE DO TJC ARRASA NA FASE TIRA-DÚVIDAS

EQUIPE DO TJC ARRASA NA FASE TIRA-DÚVIDAS

Programa Trabalho, Justiça e Cidadania inicia fase tira-dúvidas nas escolas participantes

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania deu início à fase tira-dúvidas nas 11 escolas participantes deste ano de 2024. Essa etapa tem por objetivo esclarecer dúvidas dos alunos sobre diversos tópicos debatidos durante o desenvolvimento do projeto nas escolas, incluindo temas como trabalho infantil, aprendizagem profissional, assédio moral e sexual, discriminação e trabalho escravo, entre outros. Durante o mês de julho, juízes, procuradores, professores, advogados e estudantes de Direito visitaram as escolas para responder às principais perguntas dos estudantes, promover conscientização, dignidade e respeito no mundo do trabalho, além de informar sobre os canais de denúncia em casos de trabalho irregular.

O primeiro tira-dúvidas ocorreu no dia 1º de julho, segunda-feira, das 14h às 17h, nas UMEF Pedro Herkenhoff e UMEF Paulo Mares Guia, situadas em Cobilândia, Vila Velha. A equipe de voluntários foi formada pelo Juiz do Trabalho Luís Eduardo Soares Fontenelle, pelo Servidor Josué Reis, pela Secretária da Amatra 17 Jacqueline Portugal e pelo advogado Tiago Carvalho de Oliveira.

No dia seguinte, 2 de julho, terça-feira, as escolas UMEF Jairo de Matos e UMEF Ulisses Álvares, também em Vila Velha, receberam o segundo dia de tira-dúvidas. A equipe de voluntários do TJC foi composta pelo Desembargador Hélio Mário de Arruda, pelo advogado Vinícius P. Machado, pelo Servidor Josué Reis e pela Secretária da Amatra Jacqueline Portugal.

O terceiro dia de  Tira-dúvidas ocorreu no dia 03 de julho, com o desembargador Hélio Mário, o advogado Kleber Corteletti, o servidor Josué Reis e a acadêmica Raphaela Loose Simer. O evento aconteceu no Colégio Marista Terra Vermelha e na UMEF Marina Barcellos. O resultado foi positivo, com muitas perguntas e debates enriquecedores. A coordenadora de projetos da Prefeitura de Vila Velha, Juliana Coutinho também participou das ações. 

Os alunos demonstraram grande envolvimento nos temas abordados, fizeram várias perguntas e mostraram que estão se preparando para a última etapa do programa, que será a Culminância, prevista para o dia 19 de setembro. A interação foi muito acolhedora e dinâmica.

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) que busca disseminar noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho e outros temas jurídicos em escolas, especialmente públicas, por meio de palestras, cursos, debates e atividades práticas. Além de enriquecer o conhecimento dos alunos, o programa também proporciona uma aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade.

Na noite de 7 de agosto, a escola UMEFTI Macionilia Bueno foi palco de mais uma edição do tira-dúvidas organizado pelo Tribunal de Justiça do Trabalho. A equipe responsável pela atividade contou com a presença do Agente da Polícia Judicial Josué, da estagiária Yasmin M. Mayerhofer, do Desembargador Hélio Mário de Arruda e da professora Gilsilene Passon Picoretti Francischetto.

Durante o evento, os alunos participaram ativamente, com diversas perguntas sobre temas como Direito do Trabalho, Direito Penal e Sucessão. A professora Gilsilene, com grande dedicação, ofereceu respostas detalhadas, transformando a sessão em uma verdadeira aula. Ela foi acompanhada de perto por Yasmin e pelo Servidor Josué, que também contribuíram com informações valiosas.

No dia anterior, 6 de agosto, o tira-dúvidas foi realizado na escola UMEFTI Prof. Darcy Ribeiro, onde todos os membros da equipe compartilharam suas experiências, contribuindo para um ambiente de aprendizado colaborativo. A equipe foi composta pela Juíza do Trabalho Rosaly Stange, pelo agente de segurança Josué e pela advogada Emanuelle Souza. Durante a conversa, abordamos uma variedade de temas importantes, como o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), as diferenças entre insalubridade e periculosidade, e questões delicadas como assédio moral e bullying.

Além disso, foi discutida a importância da culminância dos trabalhos e  os alunos foram incentivados a se dedicarem na preparação de suas produções artísticas. Foi ressaltado que, com esforço e criatividade, eles terão reais chances de conquistar os primeiros lugares do concurso na culminância. A equipe do TJC contoucom o apoio e acompanhamento dos guardas municipais Israel, Gobo e GM Cavalcante, que estiveram presentes durante toda a visita, garantindo um ambiente seguro e organizado.

Essas atividades fazem parte do compromisso do Tribunal de Justiça do Trabalho em aproximar a Justiça da comunidade, esclarecendo dúvidas e promovendo o conhecimento sobre temas jurídicos relevantes.

As empresas e entidades patrocinadoras do programa TJC incluem a ArcelorMittal Brasil e o Grupo Águia Branca/Vix Logística.

Confira as fotos da visita:

logo-amatra17