Estudantes da UMEF Paulo Mares Guia visitam o TRT17 em uma tarde de aprendizado e alegria
A segunda visita dos estudantes do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) da UMEF Paulo Mares Guia, do Município de Vila Velha, foi marcada por muita descontração e alegria. Recebidos na Escola Judicial pela equipe do TJC, composta pela Juíza do Trabalho Lucy Lago, a professora de direito da FDV Gilsilene Passon, a secretária da AMATRA17 Jaqueline Portugal, o agente de segurança Glauco e os acadêmicos de direito Isabelly e Pedro, os alunos tiveram uma experiência enriquecedora.
No momento da chegada, foram calorosamente recebidos, recebendo explicações sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho desde o ingresso da ação até a possibilidade de recurso. Em seguida, os estudantes foram divididos em grupos menores para as salas de audiência, onde assistiram a audiências presididas pelos Juízes Roberto Almada, Ana Paula Luz e Rosaly Stange, que pacientemente explicaram aos alunos o funcionamento do processo no PJE. Alguns alunos foram convidados a se sentarem ao lado dos juízes, ficando bastante empolgados.
Os estudantes também visitaram o cartório das Varas, onde servidores explicaram o funcionamento dos trabalhos. No CEJUSC, o Juiz Fausto Gaia falou sobre o funcionamento do centro de conciliação. Em seguida, foram ao plenário do tribunal, onde houve mais uma explicação sobre as atividades naquele espaço. Alguns alunos vestiram as togas dos desembargadores e ficaram admirando a vista.
Uma aluna perguntou se já poderia estagiar no tribunal e foi informada que poderia atuar como aprendiz, sendo indicada a leitura da cartilha sobre este assunto que foi entregue na escola. Foram também passados os contatos de algumas empresas que intermediam a aprendizagem para a professora que acompanhava os alunos. Após o lanche, os alunos seguiram para conhecer o auditório, onde souberam que ocorrerá a culminância das atividades. A visita se encerrou com agradecimentos e a despedida do grupo até o ônibus.
Jaqueline Portugal relatou sobre a recepção de seu grupo:
"O meu grupo foi muito bem recepcionado pela Dra. Ana Paula, que explicou o mecanismo das audiências para os alunos e mostrou também a secretaria da vara. Coincidentemente, hoje Dra. Ana Paula faz aniversário. Os alunos cantaram parabéns para ela conosco, e foi um momento muito legal e de descontração. Estavam todos eufóricos e interagindo bastante. Foi uma tarde de muito aprendizado, eles gostaram muito."
Juliana Coutinho, coordenadora de projetos da Secretaria de Educação do município de Vila Velha, expressou sua satisfação com a visita: "Foi maravilhoso! Os alunos curtiram muito e aproveitaram! Se comportaram e tiraram dúvidas também... aprenderam muito! Os professores elogiaram bastante."
A professora Gilsilene Passon também demonstrou grande alegria:
“A cada visita dos alunos ao tribunal é possível verificar o quanto é significativo para muitos deles, que expressam para nós o quanto gostaram da experiência. Entendo, baseada em estudos da psicologia da educação, que estas oportunidades de vivenciar novas experiências contribuem para que os alunos aumentem seu repertório compreensivo e despertem possibilidades e projetos de futuro. O Programa TJC contribui de maneira muito rica para isso.”
A visita também foi marcada por um acontecimento que encheu a equipe do TJC de orgulho: foi a primeira ação na qual participou como voluntária a acadêmica da Faculdade de Direito de Vitória, Isabelly. Ela contou que foi inspirada a fazer direito quando participou do programa como estudante do Marista Social. A história de Isabelly demonstra que as sementes plantadas pelas ações do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania fazem a diferença e marcam a vida desses estudantes, que aprendem que a Justiça do Trabalho é uma casa de cidadania.
As Empresas e Entidades Patrocinadoras do Programa TJC são Arcelormittal Brasil e o Grupo Águia Branca/Vix Logística.