Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região Recebe Alunos da Escola EJA UMEF Prof. Darcy Ribeiro
No dia 17 de junho de 2024, o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região recebeu a visita de 21 alunos e 4 professores da Escola do EJA, UMEF Prof. Darcy Ribeiro, localizada em Terra Vermelha, no município de Vila Velha. Esta visita, a sétima no âmbito do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), integra as iniciativas promovidas pela Associação Nacional de Magistrados do Trabalho (ANAMATRA).
A equipe do programa TJC, composta pela juíza Rosaly, a secretária Jaqueline, a professora Gilsilene e o servidor Glauco, deu as boas-vindas aos estudantes na Escola Judicial (EJUD). Lá, os alunos receberam informações sobre o objetivo e o roteiro da visita antes de serem divididos em grupos para assistir a diferentes audiências.
Os juízes e servidores acolheram os alunos com grande atenção, respondendo a perguntas sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho e esclarecendo dúvidas sobre as audiências. Em seguida, os alunos visitaram o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (CEJUSC), onde foram recebidos pelo servidor Augusto. Ele apresentou as instalações, explicou as particularidades do setor e destacou a relevância da acessibilidade e responsabilidade social do Tribunal.
A visita prosseguiu no Tribunal Pleno, onde os alunos conheceram o ambiente de trabalho dos desembargadores. A professora Gilsilene detalhou as fases do processo, explicando as responsabilidades dos desembargadores. Os alunos participaram de uma sessão simulada, debatendo se deveriam ou não permitir o uso do celular nas salas de aula. O resultado a favor do uso do celular foi recebido com muitas palmas e empolgação. resultado. Uma das partes mais empolgantes da visita foi a oportunidade dos alunos vestirem as togas dos desembargadores, despertando grande interesse nas profissões jurídicas em muitos deles.
Durante a visita, o professor Joacles Costa registrou os conhecimentos adquiridos, as emoções e alegrias de cada momento. Confira o vídeo:
Após a visita ao Tribunal Pleno, os alunos foram encaminhados à sala dos juízes, onde fizeram um lanche saboroso, composto por pão, queijo, presunto, suco, frutas e barrinhas de cereal. Finalmente, os estudantes foram levados de volta ao ônibus fretado exclusivamente para eles.
A visita proporcionou aos alunos um entendimento aprofundado do funcionamento do sistema judicial trabalhista, destacando a importância da conciliação e da evolução dos processos judiciais. Essa experiência foi fundamental para despertar nos estudantes um maior interesse pela justiça e pela cidadania.
As empresas e entidades patrocinadoras do programa TJC são Arcelormittal Brasil e o Grupo Águia Branca/Vix Logística.
Confira os cliques da visita: