Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região recebe visita da UMEF Marina Barcelos
Na tarde ensolarada de 12 de junho de 2024, o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região recebeu a visita dos alunos da escola UMEF Marina Barcelos, do município de Vila Velha. Esta foi a sexta visita realizada como parte das ações do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), promovido pela Associação Nacional de Magistrados do Trabalho (ANAMATRA). A equipe do programa TJC era formada pela Juíza Lucy Lago; o servidor Glauco e a secretária da Amatra17, Jaqueline Portugal.
A visita iniciou-se na Escola Judicial (EJUD), onde os alunos receberam informações gerais sobre o objetivo e o roteiro da visita. Em seguida, foram divididos em grupos para assistir a diferentes audiências conduzidas pelas juízas Ângela Baliana, Denise Marsico e Rosaly Stange. Conheceram o gabinete da 9ª Vara, demonstrando grande interesse pela estante de livros.
Na 4ª Vara, a Dra. Denise Marsico explicou detalhadamente o procedimento de uma audiência de instrução híbrida, proporcionando uma visão prática e interativa do processo. A juíza Rosaly Stange, na 8ª Vara, abordou a evolução dos processos, explicando a diferença entre o processo eletrônico e o físico anterior, além de mostrar a sequência de peças processuais. Os alunos tiveram a oportunidade de manusear um processo antigo, ficando impressionados com a evolução dos formatos de documentos.
A juíza Ângela Baliana recebeu os alunos com muita atenção, esclarecendo dúvidas sobre as audiências e o funcionamento da Justiça do Trabalho.
Posteriormente, os alunos foram ao Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (CEJUSC), onde foram recebidos pelo juiz supervisor Maurício e pela servidora conciliadora Denise. Denise, que também é psicóloga, apresentou o CEJUSC e explicou as dependências diferenciadas do setor, destacando a importância do mobiliário adequado e do tempo dedicado às audiências de conciliação.
Após a visita ao CEJUSC, os alunos foram ao Tribunal Pleno, onde conheceram o ambiente de trabalho dos desembargadores. A juíza Lucy Lago explicou a sequência de atos processuais desde o início até a fase no Tribunal, detalhando as responsabilidades dos desembargadores. Os alunos tiveram a oportunidade de vestir as togas dos desembargadores, o que despertou um grande interesse nas profissões jurídicas em muitos deles.
Depois do Tribunal Pleno, os alunos foram encaminhados à sala dos juízes, onde fizeram um lanche muito saboroso, composto por pão, queijo, presunto, suco, frutas, barrinhas de cereal e um doce. Finalmente, os estudantes foram levados de volta ao ônibus fretado exclusivamente para eles.
A visita proporcionou aos alunos uma aprofundada do funcionamento do sistema judicial trabalhista, destacando a importância da conciliação e da evolução dos processos judiciais. Essa experiência foi fundamental para despertar nos estudantes um interesse maior pela justiça e pela cidadania.
As Empresas e Entidades Patrocinadoras do Programa TJC são Arcelormittal Brasil e o Grupo Águia Branca/Vix Logística.
Confira os cliques da visita: