Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região Recebe Alunos da Escola Marista
No dia 19 de junho de 2024, o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região recebeu a visita dos alunos da Escola Marista. Esta visita, realizada no âmbito do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), faz parte das iniciativas promovidas pela Associação Nacional de Magistrados do Trabalho (ANAMATRA).
A equipe do programa TJC, composta pelo desembargador Hélio Mário, a acadêmica de direito Isabelly, a secretária da Amatra17 Jaqueline, a professora Gilsilene e o servidor Glauco, iniciou a recepção na Escola Judicial (EJUD). Lá, os alunos foram informados sobre o objetivo e o roteiro da visita antes de serem divididos em grupos para assistir a diferentes audiências.
Os juízes e servidores acolheram os alunos com grande atenção, respondendo a perguntas sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho e esclarecendo dúvidas sobre as audiências. Em uma das atividades, os alunos realizaram uma audiência simulada com a juíza Rosaly, onde o pedido era de horas extras. Eles ouviram testemunhas, tentaram um acordo e, no final, a aluna que fez o papel de juíza condenou as três empresas a pagar 11.000 reais a cada uma das autoras.
Em seguida, os alunos foram ao Tribunal Pleno, onde conheceram o ambiente de trabalho dos desembargadores. Eles participaram de uma sessão simulada, debatendo se deveriam ou não permitir o uso do celular nas salas de aula, envolvendo-se em um tema próximo à sua realidade. O voto a favor do uso do celular foi recebido com muitas palmas e empolgação ao final do resultado. Uma das partes mais empolgantes da visita foi a oportunidade dos alunos vestirem as togas dos desembargadores, despertando grande interesse nas profissões jurídicas em muitos deles.
Após a visita ao Tribunal Pleno, os alunos foram encaminhados à sala dos juízes, onde fizeram um lanche saboroso. Finalmente, os estudantes foram levados de volta ao ônibus fretado exclusivamente para eles.
A visita proporcionou aos alunos a compreensão do funcionamento do sistema judicial trabalhista, destacando a importância da conciliação e da evolução dos processos judiciais. Essa experiência foi fundamental para despertar nos estudantes um maior interesse pela justiça e pela cidadania.
As empresas e entidades patrocinadoras do programa TJC são Arcelormittal Brasil e o Grupo Águia Branca/Vix Logística.
Confira os cliques da visita: