A TERCEIRA VISITA DO TJC AO TRT17 FOI UM SUCESSO
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do período integral da UMEF Marciolínea Bueno, do Município de Vila Velha, participaram de uma visita ao prédio do TRT17 na tarde de 06 de junho de 2024, em uma experiência enriquecedora que uniu aprendizado prático e interação direta com profissionais do sistema judiciário. As turmas foram recebidas com grande atenção e puderam explorar diversas áreas do Fórum.
A equipe do programa Trabalho, Justiça e Cidadania que os acompanhou foi a Juíza do Trabalho Suzane Schulz, o agente de segurança Glauco, a secretária da Amatra17 Jaqueline Portugal e os acadêmicos de direito Yasmin Mayerhofer e Pedro.
A Juíza Ângela foi uma das anfitriãs dos alunos, recebendo a equipe de forma acolhedora e explicando o funcionamento das audiências. Durante a visita, uma aluna do EJA compartilhou sua experiência pessoal com uma questão trabalhista, destacando a importância da formalização do contrato na ca de trabalho, o que gerou grande interesse e participação dos demais alunos. Além disso, o diretor da 1ª vara detalhou as responsabilidades da secretaria, respondendo às perguntas dos alunos que demonstraram curiosidade e engajamento.
Simultaneamente, outros grupos foram recebidos pela Juízas Ana Paula Luz e Rosaly Stange, ocasião em que conheceram o processo eletrônico e ouviram explicações sobre a importância da conciliação, ilustrada com exemplos do cotidiano, como quando brigam pelo uso do videogame e a mãe atua para “pacificar a disputa”, o o que gerou risos e interesse entre os alunos.
Um destaque especial da visita foi relatado pela juíza Suzane Schulz, voluntária da equipe, que observou o entusiasmo dos alunos. Durante uma pausa na 11ª Vara, os estudantes foram conhecer a secretaria da Vara. O Dr. Ney Pimenta chegou e comentou que tinha livros em uma prateleira que eles poderiam levar, desde que se comprometessem a doá-los após a leitura. Eles ficaram muito interessados nos livros, mas na correria, a juíza acabou esquecendo de ir até onde estavam os livros. Antes de irem para o lanche que encerraria a visita, um grupo de estudantes – cerca de seis meninos e meninas - pediu se ela podia levá-los aos livros prometidos. Ela foi com eles, que disputaram os livros, ficaram muito interessados e já combinaram o revezamento da leitura.
A visita incluiu uma passagem pelo auditório, seguida por audiências e uma visita ao SEJUSC, onde o Juiz do Trabalho Cássio Moro os recebeu. A jornada terminou no plenário, seguido do um lanche que encerrou o dia de atividades.
A acadêmica Yasmin descreveu sua experiência como voluntária do programa TJC: “participar do TJC é sempre uma experiência enriquecedora, os compartilhamentos com os alunos e a sensação de vê-los ocupando espaços que não imaginavam poder fazer parte é lindo. A equipe do TRT 17 é muito acolhedora e apresenta os ambientes de maneira descontraída. É muito gratificante ser voluntária em um programa que incentiva a busca pela educação e o acesso à justiça. É uma forma de aprender a função social do Direito na prática”.
Ao final da visita, os alunos expressaram sua satisfação com a experiência. A atividade não apenas proporcionou conhecimento sobre o sistema judiciário, mas também despertou o interesse pela leitura e pelos temas relacionados ao direito do trabalho e à promoção de cidadania.
As Empresas e Entidades Patrocinadoras do Programa TJC são Arcelormittal Brasil e o Grupo Águia Branca/Vix Logística.
Confira os cliques da visita do dia 06 de junho: