Notícias

Visita à Justiça do Trabalho do Colégio Marista Terra Vermelha - TJC 2023

Inicio da visita do Colégio Marista Social Terra Vermelha, Vila Velha

 

No dia 31 de maio de 2023 ocorreu a primeira visita do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania de 2023, com a vinda de 48 estudantes do segundo ano do ensino médio do Marista Social de Terra Vermelha e duas professoras.
Os participantes da equipe do TJC que receberam os estudantes foram: Rosaly Stange Azevedo, Juíza do Trabalho e coordenadora do programa; Hélio Mario de Arruda, Desembargador Aposentado e ex-presidente do TRT17; Gilsilene Passon Picoretti Francischetto, professora da Faculdade de Direito de Vitória, Jaqueline Portugal, Secretária da Amatra XVII e Lívia Duarte, acadêmica de Direito da FDV.
Foi um sucesso. Iniciamos com uma breve conversa sobre a Justiça do Trabalho, no auditório do andar térreo.
Em seguida a turma foi dividida em quatro grupos e assistiram audiências com casos reais, fizeram muitas perguntas e prestaram bastante atenção. Após, conheceram o Cejusc, Centro Judiciário de Conciliação, o plenário, onde ocorrem as sessões de julgamento do Tribunal e terminaram a visita com um lanche delicioso na sala dos Juízes.
Trabalho Justiça e Cidadania –TJC é um programa de construção de cidadania de iniciativa da ANAMATRA- Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, criado no ano de 2004.
       Por meio desse Programa, magistrados do trabalho com apoio de membros do Ministério Público, advogados, professores de direito, servidores do Judiciário e outros profissionais, todos atuando como voluntários, semeiam noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, ética e cidadania nas escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios.
Além dos voluntários, participam do programa as empresas e instituições parceiras: Arcelor Mittal, Vix Logística, Cesan e Governo do Estado, que patrocinam os custos do programa, como os lanches dos alunos nas visitas ao TRT, as camisas da equipe e os prêmios às equipes vencedoras nas culminâncias, momento em que são apresentados os artísticos, como teatro, dança, poesia e filmes.

logo-amatra17